Intensidade é a capacidade que o som tem de ser mais forte ou mais fraco.
Também chamada por volume, a intensidade é de fácil compreensão. Basta tocarmos uma nota no piano, primeiro de leve, depois mais forte. As duas notas terão a mesma altura, ou seja, ela tem a mesma frequência, pois foi tocada no mesmo local, porém a nota mais forte terá uma maior amplitude, suas ondas sonoras serão maiores num gráfico demonstrativo.
A intensidade dos sons é medida em decibéis, sendo que 1 dB (decibel) é extremamente fraco, suficiente apenas para transpor o limiar da audição humana, enquanto que sons acima de 120 dB estão próximos do limiar de dor, como o ronco de uma motocicleta ou o estrondo de um avião voando baixo. Uma orquestra tocando em fortíssimo chega a aproximadamente 100 dB. O som de um violão gira em torno de 25 dB.
Geralmente com termos italianos, a intensidade pode ser grafada na partitura com os sinais de dinâmica. Abaixo, trecho de uma obra de Beethoven com indicações de dinâmica.
pp = pianíssimo (muito suave)
cresc. = crescendo (cada vez mais forte)
sf = sforzando (enfatizando o som, acentuando a nota)
p = piano (suave)
decresc. = decrescendo (cada vez mais suave)
Abaixo, alguns exemplos de atividades musicais utilizando a propriedade intensidade:
Atividade 1:
Utilizando um tambor, as crianças cantarão uma canção. Ao variar a intensidade do tambor, de pianíssimo à forte as crianças deverão acompanhar com a intensidade da voz. Cantando pianíssimo para fraco, e aumentando o “volume” da voz para forte.
Objetivos Específicos: Trabalhar a articulação facial, a dicção e a percepção auditiva.
Atividade 2:
Acompanhar uma música no rádio, música esta, conhecida pela criança. Ela vai bater palmas, quando o volume do aparelho estiver no som forte (palmas fortes), quando estiver no som fraco, bater palmas fracas.
Objetivos Específicos: Variação de intensidade na articulação dos membros superiores, concentração e propriocepção.
Atividade 3:
Ao som de uma música no rádio, já conhecida pela criança ela fará variações balançando os braços, imitando um maestro, movimentos amplos para um som forte,movimentos pequenos para sons fracos.
Variações: Se for em grupo, uma criança é o maestro e as demais serão os instrumentos. As que forem os instrumentos deverão obedecer aos movimentos do maestro.
Objetivos Específicos: Trabalhar a propriocepção, a amplitude dos membros superiores e inferiores, a espacialidade e a atenção.
Atividade 4:
O professor esconderá um objeto na sala enquanto a criança esperará do lado de fora da mesma. Ao retornar à sala, ela irá procurar o objeto enquanto o professor toca um instrumento em pianíssimo quando estiver longe e forte quando estiver perto.
Objetivos Específicos: Organização e sociabilização.
Atividade 5:
Utilizar dois cartões de cores diferentes, exemplo: vermelho e preto. Vermelho para o som fraco, e preto para o som forte: a criança deverá apontar ou levantar o cartão ao ouvir o som fraco ou o som forte. Pode-se utilizar um rádio ou instrumentos musicais para produzir os sons.
Objetivos Específicos: Trabalhar a concentração sensorial, a percepção visual e a audição.
Referência:
Flávia como saber quais as intensidades da dinâmica musical pianizzimo, piano, meio forte forte , e Fortíssimo grato meu e-mail ersedsonrofatto@gmail. ou edsonrofatto@hotmail.com
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