sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Apenas uma Vez": A história de um encontro guiado pela música




Filmado em Dublin em apenas 17 dias, na maioria das vezes, com a câmera na mão do diretor John Carney, "Apenas uma Vez", ou "Once" (nome original) tem um forte caráter documental. Carney consegue extrair  dos protagonistas principais atuações mais do que convincentes, ainda mais por se tratar de dois músicos que, mesmo brilhando na tela, já avisaram que não irão repetir a experiência.

Os atores em questão são Glen Hansard e Markéta Inglová, dois talentosos músicos europeus.

Glen, nascido em Dublin, na Irlanda, em 21 de abril de 1970,  é o vocalista, guitarrista e membro fundador do grupo de rock irlandês The Frames. Formada em 1990, a banda passou à gravações e tours desde então, incluindo o produtor John Carney como baixista na última formação. Em setembro de 2006 a banda já lançava ‘The Cost’, o seu sexto álbum (em estúdio) com grande sucesso de crítica, realizando turnês pela Europa e Estados Unidos em 2007.

Glen e Markéta
Em abril de 2006, Hansard divulgou seu primeiro álbum solo, ‘The Swell Season’, em colaboração com a cantora e multi-instrumentista checa Markéta Irglová. Nascida em 28 de fevereiro de 1988, em Valasské  Meziricí, na República Tcheca, Markéta é uma multi-instrumentista, compositora, atriz e cantora.

O filme apresenta um recorte na vida de duas pessoas vivendo seus conflitos pessoais mas que se aproximam guiados pela  música.

É um filme sutil e leve, sem grandes pretensões, mas é justamente a simplicidade que faz com que Once soe tão convincente.

Um músico, ao assistir o filme, certamente irá se identificar com as rotinas de ensaio e gravações, momentos solitários onde surgem composições, apresentações para um público que nem te nota.

Sessão de ensaio no quarto

A trilha sonora, assim como o filme, também é formada de canções simples, sem grandes complexidades, mas sem deixar de serem belas. Com todas as canções compostas pela dupla, o filme levou o Oscar de Melhor Canção Original em 2008, com a música Falling Slowly

Assista um trecho do filme no qual os dois cantam a canção premiada:





Se você ainda não assistiu, recomendo não somente o filme, mas também a trilha sonora. Como já dito no post,  não espere um filme grandioso, mas uma história sensível sem ser dramática e previsível. O mesmo para a trilha sonora, que mostra que boas músicas não precisam ser sempre complexas e difíceis.

 A simplicidade pode ser muito bela!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...