Quando ouvimos, por exemplo uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência, mas com características sonoras muito distintas. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal. Muitos chamam essa propriedade como a Cor do Som.
Fundamentação física do timbre
Embora este fenômeno seja conhecido há séculos, somente há algumas décadas, com o advento da eletrônica foi possível compreendê-lo com mais precisão.
O Lá central do piano possui a freqüência de 440Hz. A mesma nota produzida por um violino possui a mesma freqüência. Uma das formas do ouvido diferenciar os dois sons e identificar sua fonte é a forma da onda.
Fundamentação física do timbre
Embora este fenômeno seja conhecido há séculos, somente há algumas décadas, com o advento da eletrônica foi possível compreendê-lo com mais precisão.
O Lá central do piano possui a freqüência de 440Hz. A mesma nota produzida por um violino possui a mesma freqüência. Uma das formas do ouvido diferenciar os dois sons e identificar sua fonte é a forma da onda.
Forma de onda
Quando qualquer objeto capaz de produzir sons entra em vibração, uma série de ondas senoidais é produzida. Além da frequência fundamental, que define a nota, várias freqüências harmônicas também soam.
Quando qualquer objeto capaz de produzir sons entra em vibração, uma série de ondas senoidais é produzida. Além da frequência fundamental, que define a nota, várias freqüências harmônicas também soam.
O primeiro harmônico de qualquer nota tem o dobro de sua freqüência; o segundo harmônico tem o triplo de sua freqüência e assim por diante. Qualquer corpo em vibração produz dezenas de freqüências harmônicas que soam simultaneamente à nota fundamental. No entanto o ouvido humano não é capaz de ouvir os harmônicos com frequência superior a 20000Hz. Além disso, devido às características de cada instrumento ou da forma como a nota foi obtida, alguns dos harmônicos menores e audíveis possuem amplitude diferente de um instrumento para outro.
Se somarmos a amplitude da freqüência fundamental às amplitudes dos harmônicos, a forma de onda resultante não é mais senoidal, mas sim uma onda irregular cheia de cristas e vales. Como a combinação exata de amplitudes depende das características de cada instrumento, suas formas de onda também são muito distintas entre si. Mesmo uma única corda pode vibrar em vários harmônicos simultaneamente. O timbre do instrumento é a soma destes harmônicos em conjunto com as características da caixa acústica do instrumento.Veja os exemplos abaixo:
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Ondas sonoras de mesma frequência e diferentes timbres produzidas por diversas fontes |
Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade timbre:
Seguir comandos de acordo com o timbre do instrumento tocado. Quando ouvir o tambor, parar como estátua, quando ouvir o agogô correr, e quando ouvir o triângulo andar na ponta dos pés.
Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, alguns movimentos corporais e a concentração.
Atividade 2:
Colocar as crianças sentadas em círculo, uma sentada no centro da roda com os olhos vendados tentará reconhecer a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este então irá para o centro da roda.
Objetivos Específicos: Trabalhar a percepção auditiva, a atenção e a sociabilização.
Atividade 3:
Colocar dentro de um saco grande, instrumentos e objetos que produzam som. Manipular os objetos e os instrumentos sem serem vistos pelas crianças.Elas deverão identificar o som dos mesmos pelo seu timbre.
Objetivos Específicos: Percepção auditiva e sociabilização.
Atividade 4:
O grupo será dividido em duplas, onde a dupla escolherá um instrumento específico e fará através de expressão corporal, como é tocado este instrumento, enquanto os outros grupos tentarão identificar o instrumento e produzir o som que o mesmo faz.
Objetivos Específicos: Trabalhar a coordenação motora, a criatividade e a percepção auditiva e visual.
Atividade 5:
Ouvir diferentes sons e identificar a fonte sonora. Utilizar o CD de sons. (Baixe o Cd com vários sons)
A identificação poderá ser feita falando a fonte, ou através da indicaçãode figuras. (sugestões de figuras abaixo)
Objetivos Específicos: A atenção, memória e discriminação auditiva.
Objetivos Específicos: A atenção, memória e discriminação auditiva.
Amei o blog, só não sei como faço para seguir. Trbalh com musicalização infantil e todo material nesta área é bem vindo. Parabéns :D
ResponderExcluirOlá Dayse
ResponderExcluirQue bom que gostou! Vc pode seguir o blog clicando no link PARTICIPAR DESTE SITE, localizado acima dos seguidores, além disso, pode digitar seu email,logo abaixo dos seguidores (seu email não será divulgado) e receber as atualizações do blog.
Abraços e seja bem vinda!
Flávia
Olá querido musicasaude !
ResponderExcluirGostei muito de suas colocações e explicações sobre as propriedade do som. Eu estou realizando uma atividade num curso de licenciatura em educação musical e gostaria muito que você visita-se meu blog que tem o tem como " Fontes Sonoras" http://fsonora.blogspot.com.br .
Obrigado.
Olá gostei muito das dicas, mas não consegui baixar o cd, como posso fazê-lo? Obrigada.
ResponderExcluirOlá amigos
ResponderExcluirO link para baixar o Cd com sons está corrigido.
Abraços
obrigada por disponibilizar o material e o áudio.
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