No último sábado, dia 30 de Abril, participei da X Semana de Musicoterapia da FMU, SP. O evento contou com quatro palestras intercaladas com apresentações musicais.
A primeira palestrante foi a professora Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, colaboradora do compositor e musicólogo canadense Murray Schafer, com o qual tem participando de muitos trabalhos no Brasil, no Canadá e em Portugal. Na palestra que inaugurou o encontro, Fonterrada tratou de um tema interessante: Paisagem Sonora.
Paisagem sonora, ou soundscape é definida por Schafer (1979) como todo ambiente acústico, qualquer que seja sua natureza. É importante ressaltar que a paisagem sonora está em constante transformação. No curso da história, verifica-se que ela vem se tornando progressivamente mais barulhenta. Isto se deve, em grande parte, à maior quantidade de objetos produtores, transmissores e amplificadores de som.
Timbres característicos, fenômenos como a chamada terça nordestina, maneiras próprias de entoar a voz, tudo isso é responsável por sonoridades locais, que se mesclam com outros sons, ruídos, falas, fazendo surgir verdadeiras paisagens sonoras.
Soundscapes e Poluição Sonora
Na década de 1970 Murray Schafer era docente em um curso de comunicação, e dava aulas em uma disciplina que tratava de som e ambiente. Até então, essa disciplina estivera exclusivamente a cargo de advogados e médicos convidados. Os primeiros traziam subsídios legais para tratar da questão da poluição sonora e os segundos abordavam os danos à saúde provocados pelo excesso de ruído.
Murray Schafer |
Desse modo, quando Schafer chegou, logo de início teve de enfrentar um ambiente carregado e, mesmo, hostil. Mas ele tinha idéias peculiares a respeito de como conduzir a disciplina. Por ser compositor, seu interesse pelo som era ativo e não passivo ou, dizendo de outro modo, era positivo e não negativo. Não acreditava que, com regras, leis e proibições, fosse possível atacar a problemática do excesso de ruído ambiental e da poluição sonora.
Para ele, era preciso aperfeiçoar os modos de apreensão do som, valorizar sua importância, nem sempre adequadamente percebida, e conscientizar as pessoas a respeito do som ambiental, tornando-as cúmplices no processo de construir um ambiente sonoro adequado a elas e à comunidade na qual viviam. Ao iniciar suas aulas, Schafer trabalhou com esse objetivo, procurando desenvolver com a classe a consciência a respeito do ambiente sonoro, para que a problemática que o envolve aflorasse, a partir da experiência dos próprios alunos.
Assista abaixo um vídeo com uma composição de Schafer baseado nas idéias de Soundscape. Você notará a presença de muitas sonoridades, inclusive ruídos:
Para concluir a postagem, deixo dois exercícios simples que encontram-se no livro "Hacia uma Educacion Sonora", de Murray Schafer, o qual conta com 100 exercícios de audição e produção sonora (aqui os exercícios 1 e 2 do livro):
Exercício 1: Anote todos os sons que escuta. Tome alguns minutos para essa tarefa. Se a atividade for realizada em grupo, ler todas as listas em voz alta. Possivelmente as listas serão diferentes, já que cada escuta é muito pessoal. Este simples exercício pode ser feito em qualquer lugar e por qualquer pessoa. Sugere-se experimentar a atividade em momentos diferentes, a fim de desenvolver o hábito da escuta.
Exercício 2: Agora dividiremos a lista de várias maneiras: Começamos escrevendo as letras N, H e T a cada som, dependendo da fonte sonora: N -natureza; H - humano; T - tecnológico, produzido por máquina. Qual som predomina destas categorias?
Agora coloque uma cruz junto a cada som que foi produzido por você mesmo. A maior parte dos sons foi produzido por você ou por outros?
Alguns sons continuaram incessantemente durante todo o período de escuta, outros se repetiram, soando mais de uma vez, e outros se escutaram apenas uma vez. Marque C para os sons que continuaram, R, para os repetitivos e U para os sons únicos. Qual a prevalência? Ainda, é possível que um som esteve continuamente soando e você só se deu conta quando a pergunta foi feita?
Em outras postagens, colocaremos mais exercícios. Boa escuta!
Referências
Olá!
ResponderExcluirQuero parabenizá-la pelo blog!
Excelente o vídeo da composição de Schafer.
Aproveito para convidá-la para visitar o meu, que está engatinhando.
Abraços!
http://navegandodeencontroaossons.blogspot.com
abraços!
Eu gostei do conteudo bem explicado e bastante pratico vai me ajuda bastante no meus estudos obrigado e parabens.
ResponderExcluirFlávia, meus parabéns pelo seu blog. Está bastante elucidativo, possui conteúdo pesquisado, atualizado e cuidadoso. Faça parte do meu site: www.maristelasmith.com.br
ResponderExcluirAbç,
MARISTELA SMITH
Musicoterapeuta
Fundadora e Coordenadora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e da Clínica-Escola de Musicoterapia da FMU – São Paulo (SP) - BRASIL
Telefone: 11-3040.3400 - ramal 2352
Celular: 11-9114.4368/ Facebook
Endereço para acessar o Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4951611446824766
www.maristelasmith.com.br
Maristela
ResponderExcluirObrigada e sempre sempre bem vinda! Seu site já faz parte da lista de links do blog, também te dou os parabéns!
Aproveito para agradecer a todos os comentários, sejam sempre bem vindos não só para comentar como participar com sugestões.
Abraços, Flávia Nogueira
Flavia
ResponderExcluirtudo bem?
sou musico..parabéns pelo teu trabalho.. ajudo no meu estudo sobre a apreciação musical
Roberto
ResponderExcluirObrigada! Seja sempre bem vindo e fique a vontade para mandar sugestões de postagens!
Abraços, Flávia
Oi Flávia, estava pesquisando sobre Paisagem Sonora para escrever uma redação e achei o seu blog! rs
ResponderExcluirAproveitei para dar uma passeada e já estou seguindo. Adorei, prabéns pelas matérias. Também estou começando um, mas é voltado para educação musical, será muito bom se pudermos trocar figurinhas! Beijos e sucesso!
Olá Carol, obrigada! Já conheço e estou seguindo o seu blog, que aliás está bem bacana! O espaço por aqui está aberto, volte sempre!
ResponderExcluirAbraços, Flávia