Duração é o tempo de produção de um som, ou seja, é a propriedade do som ser mais breve ou mais longo.
A amostragem de uma onda sonora de uma nota curta ou longa a princípio não apresenta diferença alguma, apenas o tempo de sua execução difere.
Existem instrumentos com características que propiciam a execução de notas longas com facilidade, como o violino e outros instrumentos de arco, já no caso do violão, as durações não devem ser muito grandes, pois, uma vez tocada a nota, ela atinge o seu ponto máximo de sonoridade imediatamente, perdendo em seguida sua amplitude, até o som ficar inaudível, embora ainda possamos perceber a corda vibrando. As durações das notas musicais são grafadas através das figuras musicais.
Andamento
A relação do andamento com as figuras de notas apresentadas acima, diz respeito à velocidade da execução.
A velocidade empregada, medida pelo metrônomo, pode ser indicada pelo número de batidas por minuto e/ou por termos italianos, sendo que cada palavra representa o número aproximado das batidas.
Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade duração:
Atividade 1:
Tocar no teclado notas curtas “stacatos” e notas longas. Ao ouvir os stacatos as crianças deverão saltar acompanhando o som; com as notas longas parar e espreguiçar alongando o corpo. Objetivos Específicos: Trabalhar a movimentação dos membros inferiores e superiores, a propriocepção e a atenção.
Atividade 2:
Tocar uma música variando o andamento. As crianças deverão correr e andar de acordo com o andamento da mesma. Objetivo Específico: Treinar a marcha, a espacialidade e a atenção.
Atividade 3:
Distribuir folhas e lápis coloridos e orientar as crianças para fazerem desenhos “livres”quando ouvirem um som longo ou um som curto sendo tocado no teclado ou flauta.
Objetivos Específicos: Trabalhar a atenção, a percepção espacial e a criatividade.
Atividade 4:
Demarcar a sala com uma linha, identificando um som longo e um som curto. A linha maior: som longo, e a menor: som curto. As crianças deverão identificar o som curto ou o som longo que será tocado no teclado e escolherá uma das linhas para caminhar em cima.
Objetivos Específicos: Trabalhar a própriocepção, o equilíbrio e a marcha.
Atividade 5:
A criança ouvirá sons de vários animais (baixe aqui cd com sons diversos) e irá identificar qual destes animais têm um som longo ou curto, exemplo: o mugido da vaca, o piado do pintinho, etc.,tentando assim, imitar o som dos respectivos animais a serem apresentados, os que fazem o som longo e o som curto. Pode-se utilizar os outros sons contidos no Cd.
Objetivo Específico: Percepção auditiva, criatividade e atenção.
Lembramos que as atividades propostas são sugestões e podem ser ampliadas e modificadas, de acordo com o objetivo e faixa etária.
Em uma próxima postagem veremos a última propriedade: Timbre
Bom trabalho!
Flávia, bem legal os textos e sugestões de atividades do seu blog. Fiz especialização em Musicoterapia pela FPA em 2002, e encontrar seu espaço me será bastante valioso. Estou começando neste universo de blog devido estar cursando Educação Musical e a convido para me fazer uma visita... está no início e pretendo aprender com quem já tem experiência em blogs.
ResponderExcluirhttp://loucoseadmusica.blogspot.com/
Grande abraço
Deb
Débora
ResponderExcluirSeja sempre bem vinda!
Abraços, Flávia
Gostei Muito da sua Criatavidade, e amei a sua boa vontade em reparti o teu conhecimento com os menos desfavorecidos em material didático musical, algo que é muito raro aqui na minha região na bahia. Desde de já os meus agradescimentos pelo material e uma ótima semana repleta de paz e muitas Felicidades
ResponderExcluirLeonardo, que bom que gostou! A idéia é compartilhar conhecimento e assim crescer e evoluir em todos os sentidos. Grande abraço e seja sempre bem vindo. Flávia
ResponderExcluirOi Flavia, amei encontrar seu blog, estou concluindo licenciatura em música aqui em BH, e vou começar a trabalhar em um projeto social com idosos, suas atividades me ajudou muito, Deus te abençoe e que sua criatividade só aumente mais, beijos...Camilla
ResponderExcluirflavia , foi de grande importância essa dicas de atividades as quais vc compartilhou com tds nos, se puder enviar mais algum material de ensino a crianças envia pra meu email rodrigo-caafs@bol.com.br
ResponderExcluirParabéns pelo lindo blog. Sou estudante de música e com certeza seus conceitos estão corretos e perfeitos.
ResponderExcluirAbraços,
Carolina