segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atividades Musicais - Duração






Duração é o tempo de produção de um som, ou seja, é a propriedade do som ser mais breve ou mais longo.

A amostragem de uma onda sonora de uma nota curta ou longa a princípio não apresenta diferença alguma, apenas o tempo de sua execução difere.

Existem instrumentos com características que propiciam a execução de notas longas com facilidade, como o violino e outros instrumentos de arco, já no caso do violão, as durações não devem ser muito grandes, pois, uma vez tocada a nota, ela atinge o seu ponto máximo de sonoridade imediatamente, perdendo em seguida sua amplitude, até o som ficar inaudível, embora ainda possamos perceber a corda vibrando. As durações das notas musicais são grafadas através das figuras musicais.




Andamento

 A relação do andamento com as figuras de notas apresentadas acima, diz respeito à velocidade da execução.

A velocidade empregada, medida pelo metrônomo, pode ser indicada pelo número de batidas por minuto e/ou por termos italianos, sendo que cada palavra representa o número aproximado das batidas.



 Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade duração:

Atividade 1:
Tocar no teclado notas curtas “stacatos” e notas longas. Ao ouvir os stacatos as crianças deverão saltar acompanhando o som; com as notas longas parar e espreguiçar alongando o corpo.
Objetivos Específicos: Trabalhar a movimentação dos membros inferiores e superiores, a propriocepção e a atenção.

Atividade 2:
Tocar uma música variando o andamento. As crianças deverão correr e andar de acordo com o andamento da mesma.
Objetivo Específico: Treinar a marcha, a espacialidade e a atenção.


Atividade 3:
Distribuir folhas e lápis coloridos e orientar as crianças para fazerem desenhos “livres”quando ouvirem um som longo ou um som curto sendo tocado no teclado ou flauta.
Objetivos Específicos: Trabalhar a atenção, a percepção espacial e a criatividade.


Atividade 4:
Demarcar a sala com uma linha, identificando um som longo e um som curto. A linha maior: som longo, e a menor: som curto. As crianças deverão identificar o som curto ou o som longo que será tocado no teclado e escolherá uma das linhas para caminhar em cima.
Objetivos Específicos: Trabalhar a própriocepção, o equilíbrio e a marcha.

Atividade 5:
A criança ouvirá sons de vários animais (baixe aqui cd com sons diversos) e irá identificar qual destes animais têm um som longo ou curto, exemplo: o mugido da vaca, o piado do pintinho, etc.,tentando assim, imitar o som dos respectivos animais a serem apresentados, os que fazem o som longo e o som curto. Pode-se utilizar os outros sons contidos no Cd.
Objetivo Específico: Percepção auditiva, criatividade e atenção.

Lembramos que as atividades propostas são sugestões e  podem ser ampliadas e modificadas, de acordo com o objetivo e faixa etária. 

Em uma próxima postagem veremos a última propriedade: Timbre

Bom trabalho!

7 comentários:

  1. Flávia, bem legal os textos e sugestões de atividades do seu blog. Fiz especialização em Musicoterapia pela FPA em 2002, e encontrar seu espaço me será bastante valioso. Estou começando neste universo de blog devido estar cursando Educação Musical e a convido para me fazer uma visita... está no início e pretendo aprender com quem já tem experiência em blogs.
    http://loucoseadmusica.blogspot.com/

    Grande abraço

    Deb

    ResponderExcluir
  2. Débora

    Seja sempre bem vinda!

    Abraços, Flávia

    ResponderExcluir
  3. Gostei Muito da sua Criatavidade, e amei a sua boa vontade em reparti o teu conhecimento com os menos desfavorecidos em material didático musical, algo que é muito raro aqui na minha região na bahia. Desde de já os meus agradescimentos pelo material e uma ótima semana repleta de paz e muitas Felicidades

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, que bom que gostou! A idéia é compartilhar conhecimento e assim crescer e evoluir em todos os sentidos. Grande abraço e seja sempre bem vindo. Flávia

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavia, amei encontrar seu blog, estou concluindo licenciatura em música aqui em BH, e vou começar a trabalhar em um projeto social com idosos, suas atividades me ajudou muito, Deus te abençoe e que sua criatividade só aumente mais, beijos...Camilla

    ResponderExcluir
  6. flavia , foi de grande importância essa dicas de atividades as quais vc compartilhou com tds nos, se puder enviar mais algum material de ensino a crianças envia pra meu email rodrigo-caafs@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo lindo blog. Sou estudante de música e com certeza seus conceitos estão corretos e perfeitos.
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...