Propriedades do som
Os sons são causados pelas vibrações. Tudo o que vibra gera ondas sonoras que se espalham pelo ar, em todas as direções e simultaneamente. Quando elas chegam ao nosso ouvido, entram em contato com a membrana do tímpano, fazendo com que ele também vibre, e transmita ao cérebro várias mensagens que serão identificadas como tipos diferentes de sons.
As ondas sonoras são captadas e identificadas pelo sistema nervoso, classificando-as em quatro características fundamentais. São elas:
- altura
- intensidade
- duração
- timbre
Na postagem de hoje, trataremos da propriedade Altura.
Altura
A altura de uma nota depende do velocidade da vibração resultante do som emitido. A essa velocidade, se dá o nome de freqüência, e é medida em Hertz (ciclos por segundo).
Quanto mais alta for a freqüência, mas aguda será a nota. Os sons mais graves que conseguimos perceber estão na faixa dos 20 Hz (vibrações por segundo), ou seja, mais baixo (grave) que a nota mais à esquerda de um piano. Já o limite agudo percebido pelo ouvido humano é de aproximadamente 20.000 Hz.
Abaixo, exemplos de cinco atividades utilizando a propriedade altura. As atividades podem ser modificadas e adaptadas de acordo com o objetivo e público.
Embora pensadas para o público infantil, as atividades sugeridas podem ser realizadas para qualquer faixa etária, devendo o profissional realizar as adaptações necessárias.
Atividade 1 :
Com uma flauta de embolo fazer movimentos de sobe e desce, sendo que nos movimentos ascendentes a criança deverá levantar - se, e nos descendentes abaixar-se, no som mais grave da flauta, a criança permanecerá abaixada, enquanto que no som mais agudo na ponta dos pés.
Variação: Movimentar apenas braços e cabeça.
Objetivos Específicos: Trabalhar a corporalidade, a atenção, e a percepção auditiva.
Atividade 2 :
Tocar no teclado notas graves, médias e agudas, pedindo que no primeiro momento apenas escutem. Ao ouvir as notas graves, as crianças andam agachadas, nas notas médias andam normalmente e nas notas agudas andam na ponta dos pés.
Variação: Imitar animais - graves: andar como elefante, médios: andar como macaco e agudos: passarinho.
Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, espacialidade e expressão corporal.
Atividade 3:
Distribuir cartolinas e tintas. Em cada cartolina, três ou quatro crianças escolherão duas cores, uma escura e outra clara.Tocar no teclado sons graves e agudos. Ao ouvir os sons graves, as crianças devem pintar, de forma livre com a cor escura. E nos sons agudos, pintar com a cor clara.
Objetivos Específicos: Estimular a criatividade, proporcionar a sociabilização e respeito ao espaço do outro.
Atividade 4 :
Através de ilustrações gráficas ou fotos pedir as crianças que reproduzam e identifiquem os sons graves e agudos.
Exemplos de figuras: passarinho e leão, bebê e adulto, gráficos que representem ondas sonoras.., etc.
Objetivos Específicos: Estimulação visual e reconhecimento de fotos e figuras, criatividade ao imitar os sons das figuras.
Atividade 5:
Usar um bambolê e dois instrumentos com alturas diferentes (ex. tambor - grave e triângulo - agudo). Ao som do triângulo, correr pela sala, ao som do tambor, entrar na toca “bambolê”.
Objetivos Específicos: Estimular a atenção, a movimentação corporal e a percepção auditiva.
Obs: No lugar do bambolê, pode –se fazer círculos no chão com um giz.
As atividades acima são apenas sugestões, servindo de idéias para muitas outras.
Na próxima postagem, veja exemplos de atividades com a propriedade Intensidade.
Bom trabalho!
Referências:
http://luisstelzer.sites.uol.com.br/som.html
Parabens pelo seu blog,ele é bem interessante e está me ajudando bastante, sou estudante de licenciatura em música em Eng. Coelho/SP, e estou fazendo estágio com um grupo de 3ª idade,sucesso pra você.
ResponderExcluirAbraços.
Marcia Guimarães
Parabéns !!!! Amei seu blog, me ajudou muito. Sucesso sempre....
ResponderExcluirQual a idade para se aplicar isso?
ResponderExcluirEu realizo essas atividades com crianças a partir de 4 anos. Mas até crianças menores podem realizar se estiverem bem orientadas. As mais velhas até 8 anos aceitam bem. Já a atividade 5 não tem muito limite de idade.
ResponderExcluirExcelente trabalho!
ResponderExcluir