quarta-feira, 30 de março de 2011

Inspirados por Bach




"Um herege talvez se convertesse ouvindo Bach, porque Bach é Bach, como disse Beethoven, e eu vos diria como Deus é Deus" (BERLIOZ).


Neste mês de março comemora-se o aniversário de um dos maiores gênios da música: Johann Sebastian Bach.

Nascido em março de 1685 na Alemanha, Bach é considerado o ultimo barroco, mas apesar de representar o esgotamento de um período, Bach consegue ser original e único. Suas composições atingiram um grau tão elevado de sofisticação, técnica e beleza, que inspiraram todos àqueles que vieram após ele, e apesar de passado mais de 300 anos de sua morte, continuam  fontes de inspiração para a música atual,  da música erudita ao rock e jazz.

Bach produziu, ao longo de sua vida (faleceu em 1750 aos 65 anos) um vasto repertório, de peças solo para instrumentos, como cravo e alaúde, até grandes oratórios e missas. É difícil contabilizar a extensão exata de sua obra, mas estima-se mais de mil composições.


No post de hoje, falaremos acerca de um projeto realizado em 1997 com a participação do violoncelista Yo Yo Ma, inspirado nas belíssimas suítes para violoncelo de Bach.

Nesse projeto, cada suíte inspirou  uma produção artística original. O resultado do projeto gerou seis filmes de aproximadamente 1 hora de duração, cada um dirigido por um diretor diferente.

Confira uma pequena sinopse de cada filme:

  • “O Jardim Musical” - Dirigido por Kevin McMahon, Yo Yo Ma e a paisagista Julie Moir Messervy “viajam” entre Boston e Toronto tentando criar um jardim inspirado na suíte no. 1; 
  • “O Som dos Cárceres” - Direção de François Girard. Calcado na suíte no. 2, recursos de tecnologia virtual colocam Ma tocando num dos cárceres imaginados pelo arquiteto italiano Giambattista Piranesi, contemporâneo de Bach; 
  • “Rolando escada abaixo”- Dirigido por Barbara Willis Sweete , este filme registra o longo ano de trabalho do violoncelista Yo-Yo Ma com o coreógrafo Mark Morris e os 14 membros do Mark Morris Dance Group, que culmina numa performance espetacular, concebida especialmente para a Suíte n° 3; 
  • “Sarabanda”- do diretor Atom Egoyan. Personagens e elementos distintos se misturam nesta criação ficcional de Atom para dramatizar a 'Suíte n° 4;
  • “Lutando por Esperança”- dirigido por Niv Fichmano, ator de kabuki Tamasaburo Bando dança a quinta suíte numa interpretação magistral; 
  • “Seis Gestos”- o casal premiado de patinação no gelo J. Torvill e D. Dean dança a sexta suíte sob a direção de Patricia Rozema.

Assista pequenos trechos de 5 dos seis  filmes produzidos:

O Jardim Musical


O Som dos Cárceres


Rolando Escada Abaixo


Lutando por Esperança


Seis Gestos




Recomendo a todos a audição  das suítes completas. São realmente belíssimas!

Um comentário:

  1. Bach é o maior de todos!

    O projeto de Yo Yo Ma é espetacular! Se achar, compre imediatamente, vc não vai se arrepender!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...