segunda-feira, 21 de março de 2011

Jogos Musicais


A música é considerada fator importante na formação humana, facilitando a comunicação, expressão e inter-relação entre os processos afetivos, cognitivos e fisiológicos.
Segundo Hans-Joachim Koellreutter (1998), educador musical e conceituado compositor alemão naturalizado brasileiro, a música é um meio de desenvolver faculdades para o exercício de qualquer atividade. De acordo com suas palavras, a música trabalha a concentração, a autodisciplina, a capacidade analítica, o desembaraço, a autoconfiança, a criatividade, o senso crítico, a memória, a sensibilidade e os valores qualitativos.

Os Jogos

O uso de jogos musicais vão além do aprendizado em si e envolvem aspectos importantes para o desenvolvimento humano.

Jogar é reagir a uma determinada situação, nela se empenhando totalmente, é ao mesmo tempo, pensar, sentir, agir. É exatamente essa capacidade de aliar mecanismos intelectuais, emocionais e motores o que caracteriza o jogo e o torna um importante objeto de estímulo cognitivo, mas também, de prazer e diversão.


Nas figuras abaixo, disponibilizo cartelas com um jogo simples: Jogo da memória
O professor deve aproveitar as cartelas  para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os instrumentos, por exemplo:
  • Ensinar a classificação dos instrumentos. Nas cartelas disponibilizadas, veremos apenas instrumentos de percussão, mas o professor pode classificá-las (ex. idiofones, membrafones);
  • Trabalhar a escuta, ouvindo o som de cada instrumento antes ou depois de jogar;
  • Mostrar músicas que contenham os instrumentos das cartelas.

Embora o uso dessas atividades sejam voltados para a educação musical, em terapia os jogos também podem ser aplicados, desde que dentro de um processo terapêutico estruturado e com objetivos claros, e não meramente para preencher o tempo e entreter o cliente/paciente.









Dê dois cliques na imagem e imprima. Depois recorte e comece a jogar!
Para que as cartas tenham mais durabilidade, cole em uma cartolina e passe fita adesiva ou papel contact transparente.
Se quiser, faça download das cartelas aqui.

Bom jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...