Por Flávia Nogueira
A Musicografia Braille é uma área do estudo da música que está focada em promover o acesso de deficientes visuais e pessoas de visão reduzida ao material musical escrito em tinta através do sistema de grafia Braille.
Toda partitura pode ser escrita com os 63 símbolos Braille, indicando todos os detalhes possíveis em partituras escritas a tinta.
Ela foi desenvolvida em 1828 por Louis Braille que adaptou a técnica para transcrição de textos para a transcrição musical. Através desta técnica, um texto musical de qualquer complexidade pode ser transcrito para a forma tátil e facilmente assimilado pelos deficientes visuais.
Assim, o conhecimento da musicografia Braille permite criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual que sejam equivalentes as dos colegas de visão normal.
Em musicoterapia, sabe-se que o objetivo não é o aprendizado e a performance musical, porém, muitas vezes o cliente/paciente demonstra vontade de aprender a tocar um instrumento, nem que seja uma pequena canção.
Para aquele que domina a linguagem musical, isso não será um problema, porém, quando seu cliente/paciente é um deficiente visual, conhecer alguns recursos pode tornar o processo mais rico e interessante.
Para o cliente, a possibilidade de um fazer musical através dessa ferramenta, poderá ser uma experiência prazerosa e marcante, colaborando na elevação da auto estima e reforço do vinculo paciente/terapeuta.
Os vídeos abaixo realizam uma introdução à musicografia Braille:
Você que trabalha com deficientes visuais, compartilhe sua experiência e sugestão sobre o uso da musicografia Braille, seja na Educação Musical ou no Setting Musicoterapêutico.
Estarei aguardando sua opinião!
Oi Flávia,
ResponderExcluirAdorei seu blog, sua idéia, sua divulgação, seus artigos etc.
Acho que já fazia algum tempo que procurava ler esse tipo de coisa em musicoterapia: um site em português com pequenos textos que podem nos fazer refletir, estudar, ter idéias e fazer pesquisas.
Parabéns!!
Bjos,
Melina
Melina, obrigada!
ResponderExcluirEu também pensava assim, por isso busco no blog disponibilizar matérias com temas diversos a fim de gerar idéias, reflexões,discussões...
Seja sempre bem vinda!!
Bjos, Flávia