sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Clive Robbins 1927-2011



Dia 07 de dezembro de 2011 faleceu Clive Robbins, musicoterapeuta, pesquisador e diretor fundador do Centro Nordoff-Robbins de Musicoterapia.


Breve História

Dr. Clive Robbins foi co-autor da Musicoterapia Criativa e o Diretor Fundador do Centro Nordoff-Robbins Music Therapy na Universidade de Nova York. 

Paul e Clive
De 1954 a 1959 ele trabalhou como professor de Classe Especial em casas de crianças na Inglaterra. Em 1959, unindo a experiência em educação especial e anterior estudo musical, iniciou sua colaboração com Paul Nordoff, pioneiro na aplicação de técnicas de improvisação e composição em musicoterapia criando a “Musicoterapia Criativa” mais comumente referido como a abordagem Nordoff-Robbins - que se baseia na filosofia de que "todos possuem uma sensibilidade para a música que pode ser utilizada para o crescimento e desenvolvimento pessoal". Como co-terapeuta, ele participou na exploração de abordagens inovadoras para a terapia individual e de grupo. Compôs músicas, atividades instrumentais, jogos e teatro musical para cumprir as metas de desenvolvimento com crianças de variadas deficiências e patologias.

Ao longo dos dezesseis anos de trabalho em equipe com Paul Nordoff, Dr. Robbins foi continuamente ativo na prática, documentação, estudo, pesquisa e demonstração da musicoterapia criativa com crianças e adolescentes, trabalhando com crianças que apresentavam uma ampla gama de condições incapacitantes: leve a profunda deficiência de desenvolvimento, autismo, distúrbio emocional, esquizofrenia, afasia, dificuldades de aprendizagem, deficiências visuais e auditivas, deficiências físicas e múltiplas.

Em 1974, a saúde de Paul Nordoff começou a declinar vindo então a falecer em 1977. Em 1975, Clive Robbins formou uma nova equipe com sua esposa Carol para continuar o desenvolvimento e a disseminação de trabalho de sua vida. Carol Robbins havia começado seus estudos com Nordoff -Robbins em 1966. Todos os projetos subseqüentes foram feitos em colaboração com Carol Robbins até sua morte em 1996.

Clive Robbins viajou e ensinou extensivamente, adicionando a sua experiência clínica no tratamento, treinamento e projetos de demonstração com crianças e adolescentes na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Ele também ensinou na Austrália, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Irlanda, Nova Zelândia e EUA. Durante estes anos,  ministrou cursos para musicoterapeutas, educadores musicais, músicos e estudantes.

Através de sua prática clínica, ensino, supervisão, palestras, workshops, escritos e apresentações com Paul Nordoff, 1959-1974; Carol Robbins, 1975-1996 e, posteriormente, em colaboração com membros da sua equipe, Clive Robbins tornou-se internacionalmente reconhecido por seu ensinamento de recursos clínicos, sua pesquisa sobre processos musicoterapeuticos, e por seu compromisso com altos padrões de prática clínica, criatividade e musicalidade em musicoterapia.

A nós musicoterapeutas, só nos cabe agradecer o legado deixado pelo Dr. Clive Robbins!

"Com a morte, fecha-se um ciclo, finalmente, depois de tensões e resoluções, síncopes e contratempos, cadências e silêncios, a música da vida encerra-se. Ela, porém, deixa seu legado e continua a soar nos corações e mentes, espalhando mensagens e influenciando as gerações futuras."


Assista um vídeo com uma breve entrevista legendada do Dr. Clive




Para saber mais sobre a abordagem Nordoff-Robbins acesse:
http://gabrielapelosi.blogspot.com/2011/09/amor-primeira-vista-e-o-que-e-nordoff.html

Referências


http://steinhardt.nyu.edu/music/nordoff/staff

Flávia B. Nogueira e Roberta S. B. Florencio. Morte e Espiritualidade na Velhice.  

2 comentários:

  1. Oi Flavia!!! Que legal!

    Estava procurando algumas fotos da abordagem para colocar na página Musicoterpia Criativa que criei no facebook e acabei caindo no seu site!

    Fico feliz em conhecer outra entusiasta da abordagem! Depois da uma espiada na página, estou recheando de coisas legais

    Abraços,

    Gabriela Pelosi

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia!!! Que legal!

    Estava procurando algumas fotos da abordagem para colocar na página Musicoterpia Criativa que criei no facebook e acabei caindo no seu site!

    Fico feliz em conhecer outra entusiasta da abordagem! Depois da uma espiada na página, estou recheando de coisas legais

    Abraços,

    Gabriela Pelosi

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...