quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Código Nacional de Ética, Orientação e Disciplina do Musicoterapeuta



Embora a profissão do Musicoterapeuta seja atuante desde meados do século 20  (o primeiro curso acadêmico de formação de musicoterapeutas surgiu em 1946 na Universidade de Kansas e em 1950 fundou-se a Associação Nacional de Musicoterapia) ainda levanta algumas confusões e dúvidas sobre a atuação e qualificações desse profissional.

A falta de esclarecimentos à grande parte da população, leva muitos, na vontade de se tornar um musicoterapeuta (que bom! precisamos de mais musicoterapeutas atuantes - porém qualificados), a procurar cursos rápidos e rasos que não qualificam para a atuação e não tornam esse profissional um musicoterapeuta.

Assim como também podemos encontrar músicos, psicólogos, psicopedagogos e tantos outros profissionais (sem formação superior em musicoterapia) que pelo fato de utilizar a música em seus atendimentos chamam suas atuações de musicoterapia.

Infelizmente, toda essa falta de conhecimento atinge de imediato a outra ponta, ou seja, os pais que procuram atendimento para seus filhos, pacientes em busca de ajuda, que não sabendo o que esperar de um musicoterapeuta, aderem a tratamentos com profissionais não qualificados

Quem é o Musicoterapeuta?

O profissional musicoterapeuta é um profissional com curso superior em Musicoterapia, graduação ou pós graduação, e ainda filiado a uma associação de musicoterapia.

A formação em Musicoterapia oferece profundos conhecimentos específicos e extensas horas de estágio, preparando o profissional para atuar na prevenção, restauração ou reabilitação da saúde física, mental e psíquica dos seus clientes/pacientes, portanto não podemos permitir a atuação de profissionais despreparados.

Afim de nortear e oferecer um guia, tanto para os profissionais musicoterapeutas, população e instituições, foi elaborado o Código Nacional de Ética, Orientação e Disciplina do Musicoterapeuta.

Baixe AQUI documento completo, leia e divulgue!

Não aceite um profissional despreparado! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...