sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Dia do Musicoterapeuta!!



Em abril de 1991, Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo,  decretou a data de 15 de setembro como o Dia do Musicoterapeuta.


Mas o que é Musicoterapia?

Segundo a definição atualizada,"Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, a educação, a prática e o ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”.( World Federation of Music Therapy (WFMT), em 2011)

Quem é o Musicoterapeuta?

O musicoterapeuta é um profissional da saúde graduado, capacitado para utilizar a música na  prevenção, reabilitação e/ou manutenção da saúde. No Brasil a graduação se dá em quatro anos e o aluno deve cumprir centenas de horas de estágio em distintas áreas de atuação: clínica, educacional, hospitalar, empresarial, social, etc.  A prática baseia-se na musicoterapia ativa (ou interativa) onde o paciente faz música junto com o musicoterapeuta, o que inclui várias atividades, como dança, manuseio de instrumentos musicais, canto, e tantas outras práticas, dentro das inúmeras possibilidades que a música oferece. Embora menos comum, em determinadas situações alguns musicoterapeutas utilizam-se de técnicas da musicoterapia receptiva (audição musical, por exemplo).

 A atual formação brasileira, graduação ou especialização, contempla os fundamentos dos modelos citados e de outras abordagens que foram surgindo ao longo do tempo. Além das disciplinas específicas de musicoterapia o musicoterapeuta estuda filosofia, psicologia humana, etnomusicologia, psiquiatria, neurofisiologia, percepção musical, pedagogia musical, aulas de instrumentos, entre outros. 

A Musicoterapia é uma prática terapêutica séria, baseada em pesquisas que buscam constante atualização e conhecimentos sólidos. Assim o profissional que a aplica deve estar bem preparado com técnicas próprias da musicoterapia e capaz de estruturar um trabalho consciente afim de alcançar resultados duradouros.
Não basta ter conhecimento musical para aplicar a musicoterapia. Um músico fará atividades musicais, NÃO musicoterapia.

Portanto, só aceite musicoterapia com um musicoterapeuta graduado e qualificado!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...