quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quando a Música faz Mal



Quando se fala dos efeitos da música sobre as pessoas, normalmente se trata dos benefícios, seja para o aprendizado, estímulo cerebral,  diminuição do estresse, e tantos mais.

Porém pouco se fala dos malefícios, ou seja, dos efeitos nocivos que a música pode provocar nas pessoas.

Hoje falaremos de alguns casos em que a música faz mal à saúde, seja na saúde física ou mental, e deve ser evitada. Falaremos também de alguns mitos sobre os efeitos da música, baseando-se em pesquisas científicas recentes.

A overdose musical

A audição demasiada, especialmente pelo uso constante do fone de ouvido, tem preocupado organizações da saúde em todo o mundo.

Vemos na população, especialmente no meio jovem, a audição ininterrupta de música por várias horas. Sabe-se que a audição musical estimula várias áreas cerebrais, o que pode ser tomado como um ponto positivo, já que este estímulo mantém o cérebro em atividade saudável. O problema reside no fato que, embora tal estímulo seja positivo, em demasia pode sobrecarregar o sistema auditivo e as atividades neurais.

 Não que nosso cérebro seja limitado, mas é necessário momentos de descanso, para que os processamentos das diversas atividades requeridas por ele ocorram adequadamente. Ao ouvir música constantemente, o cérebro se mantém em atividade complexa, e isso pode sim ser prejudicial, pois gera cansaço, e após um longo dia de audições, a pessoa pode encontrar dificuldade de concentração, para dormir e relaxar. 

Este efeito nocivo se agrava consideravelmente quando a audição é feita através de fones de ouvido (mp3, ipods), pois estes aparelhos têm um sistema que limita a fuga do som, por isso, a intensidade que atinge o ouvido interno é muito maior.

Segundo alguns médicos, o uso e abuso de MP3 faz com que os jovens tenham um envelhecimento da audição igual a uma pessoa com 60 anos.

Um relatório encomendado pela Comissão Européia alerta que quem ouvir música acima dos 80 decibéis, durante uma hora, todos os dias, tem uma grande probabilidade de ficar surdo após cinco anos. Se a audição de uma hora diária é capaz de todo esse “estrago”, imagine a audição de horas, como é bem comum.

  Earworms e Brainworms 

O neurologista americano Oliver Sacks em seu  livro “Alucinações Musicais”,  relata vários casos que demonstra os efeitos da música no cérebro humano. Dentre eles, há vários em que os efeitos foram considerados nocivos. 

Entre os casos citados, há os chamados Earworms (vermes de ouvido) ou Brainworms (vermes de cérebro). São casos que podem soar comuns a muitas pessoas, porém, são considerados nocivos e até patológicos quando ultrapassam um nível normal.

Os vermes de ouvido/cérebro são aqueles trechos de música que ficam em nossa mente por horas, até dias a fio. Podem ser desde músicas que gostamos até àquelas que abominamos. Ficar com músicas na cabeça é normal quando elas logo passam, e não chegam a incomodar muito. Porém, quando elas “martelam” nossa cabeça por dias sem parar, podem se tornar insuportáveis e atrapalhar o sono, o trabalho, o rendimento escolar.

Ao fim do capítulo, o autor cita a audição constante a que somos expostos, como agravantes dessa problemática.

Epilepsia musicogênica

 Outros casos comuns de efeito nocivo são os ataques epiléticos causados pela audição musical.

 Ainda no livro de Oliver Sacks, o autor cita a Epilepsia musicogênica.  Desenvolvida geralmente à partir dos vinte anos de idade, segundo estudos, os indivíduos acometidos pela epilepsia musicogênica eram “interessados em música”, ou seja, a música fazia parte constante das suas vidas.

Os ataques ocorridos pelos indivíduos acometidos pela epilepsia apresentavam formas variadas: alguns caiam inconscientes, mordiam a língua, e outros apresentavam breves ausências, mal notadas pelas pessoas ao redor. Assim também as músicas que desencadeavam os ataques variavam de uma pessoa para outra e poderiam ser desde o rock até músicas clássicas.

Mitos

Quando procuramos saber mais a respeito dos efeitos nocivos da música, frequentemente encontramos artigos que “acusam” certos estilos musicais. O rock é o estilo mais atacado como música maléfica, enquanto a música erudita e o new age são consideradas ideais e benéficas.

Por sua característica “agressiva”, muitos falam que o rock não é uma música adequada ao relaxamento, incita a violência, promove agitação, rebeldia, baixo rendimento escolar e tantas outras influências nocivas ocasionadas por sua audição e outros estilos com características similares (segundo os autores).

Como musicoterapeuta, nunca encontrei nenhuma base sólida que corrobore com essa afirmação. Ao contrário, em uma tese de doutorado apresentada na USP, foi realizada uma pesquisa utilizando-se da música Trilogy do Malmsteen ( famoso por sua "veloz" guitarra)

No estudo, a intenção era expor crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (hiperativos) à música citada e comparar os efeitos com àquelas que não ouviram.

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, os movimentos do hiperativo foram menores durante a música e a análise funcional do movimento revelou que o hiperativo olhou o caderno e escreveu mais enquanto ouvia a música do que em silêncio. O estudo concluiu que a música favorece a diminuiçäo da movimentaçäo em sala de aula e a torna mais atenta.

Segundo a pesquisadora, ouvir a música de Malmsteen contribuiu, não para deixar as crianças mais agitadas, mas para diminuir a agitação e colaborar na concentração.

Como vimos acima, não é o estilo da música que exerce influência negativa ou positiva. Nos casos da epilepsia citada acima, muitos pacientes apresentaram ataques ouvindo peças eruditas e músicas “calmas e relaxantes”. Portanto, representa um mito associar de maneira arbitrária os estilos musicais como bons e ruins. 

Especialmente pelo fato de cada indivíduo reagir diferentemente às músicas ouvidas, não é possível formar "receitas" musicais prontas. Assim, o musicoterapeuta é o  profissional preparado para utilizar a terapeuticamente a música de maneira adequada e evitar que em certos casos, a música possa resultar em efeitos iatrogênicos.


Referências

SACKS, Oliver. Alucinações Musicais: Relatos sobre a Música e o Cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SOUZA, Vera Helena Pessôa. Contribuiçöes ao estudo da hiperatividade: determinaçäo de índices para avaliaçäo de comportamento irrequieto e alternativas de tratamento através da música. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de Säo Paulo para obtenção do grau de Doutor. Säo Paulo; s.n; 1995. 462 p.

6 comentários:

  1. Olá, querida amiga de trabalho! Quando eu apresentei meu TCC, tinha uma moça na FMU que falou exatamente desta "música do mal". Inclusive como ela pode ter sido usada na época hitleriana. É claro que é sempre bom saber e conhecer as informações do mundo, mas defendemos mesmo e lutamos sempre pela boa música, né?
    Bons trabalhos pra vc! Quando puder, entra no meu site ora dar uma olhadinha e trocar figurinhas: www.hilaracrestana.com.br ou hilaramusicoterapia.blogspot.com.br
    Prazer em te conhecer! Abraços musicais.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, muito informativa e excitante pra falar a verdade. Nos deparamos com o poder da música bem utilizada na saúde de cada vez mais indivíduos. Aliás, só se reduz a cada dia as necessides que não podem ser curadas pela magia da música.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Eu sou biólogo, sacerdote e grande amante da musica. Estudo musico, canto, componho. Bom só tinha percebido sons com volume demais em boates, daqueles que tremem os pulmões da gente e o órgão do coração... Dia seguinte grande sensação de stress. Obrigado por esta matéria. Interessante.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei seu blog hoje e achei muito bom e esclarecedor. sou leiga e autodidata. Minha filha estuda Música (violão) no Veiga Vale em Goiania - GO. Vou passar prá ela pois ela gostaria de fazer Musicoterapia. Parabéns e um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ao acordar hoje cedo, senti que ainda estava usando fone de ouvido. Perdi um compromisso importante nesta manhã pelo simples fato de não ter acordado (mesmo com o despertador ao meu lado), na hora que deveria. Em seguida, fiz uma autocrítica: pow cara, de novo? Enfim, acordo todo dia com esse esgotamento físico e mental, todo dia essa indisposição... Bom, na mesma linha de pensamento, me despertou uma curiosidade e logo me perguntei; não estou ouvindo música de mais? Em seguida me dei conta de que fiz isso (ouvir música por longos períodos de tempo), praticamente todos os dias nos últimos 4 anos. Aí, pesquiso no Google: OUVIR MUSICA DE MAIS PREJUDICA O CÉREBRO?...
    Enfim, após ler outras 2 matérias sobre o assunto, chego nessa daqui, onde tudo ficou mais claro.
    Esse cansaço é constante e me incomoda muito, me irrita. Antes de pesquisar eu o atribuía a meu metabolismo, julgando ser LENTO. Penso que muita gente (assim como eu), faz algum tipo de exercício e continua a sentir esse cansaço. Acredito que pode ser excesso de música.
    Farei um teste pelos próximos 2 ou 3 meses, ouvindo música beeeem menos do que o habitual pra ver se melhoro minha disposição.
    OBRIGADO POR COMPARTILHAR TEU CONHECIMENTO VIU☺️.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos, Obrigada por compartilhar sua experiência. Após o teste que vc fará, volte aqui e conte pra gente! Procure sim evitar , pelo menos nesse período de teste, ouvir música ao dormir..Abraços e tudo de bom

      Excluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...