sexta-feira, 27 de julho de 2012

Atividades Musicais com Idosos II



A realização de atividades é um meio privilegiado de o idoso obter bem-estar psicológico e físico.

O termo atividade pode incluir tanto atividades físicas como mentais, sejam estas individuais ou grupais. A atividade, quando praticada regularmente, oferece ao idoso significado e satisfação à existência, quer pelo compromisso e responsabilidade social, quer pela oportunidade de manter convívio social.

Atividades Musicais

As atividades musicais implicam na realização de várias tarefas: tocar um instrumento, cantar, memorizar peças e letras musicais, improvisar. Porém, é necessário ficar atento e conhecer as possíveis limitações dos idosos. Pode ser necessário adaptar as atividades para que mesmo indivíduos com dificuldades motoras possam realizar a proposta. Idosos acamados também podem se beneficiar da musicoterapia e atividades musicais, através de audições e atividades guiadas por um musicoterapeuta.

Abaixo, algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas com grupos de idosos ou mesmo em atendimentos individuais:

Atividade 1 - Relaxamento e respiração:

Os exercícios respiratórios facilitam a eliminação de secreções e melhoram a ventilação pulmonar, prevenindo complicações pulmonares e preparando o idoso para as atividades cantadas.

Respiração abdominal - puxar o ar pelo nariz lentamente e soltar pela boca, levando o ar para "barriga".
Respiração profunda - puxar o ar o máximo que conseguir e soltar pela boca devagar.
Respiração em 2 tempos - puxa um pouco de ar, segura, puxa tudo e solta devagar pela boca.

Um musicoterapeuta pode escolher uma música para colocar de fundo enquanto a atividade é realizada. A escolha da música deve ser cuidadosa pois pode provocar sentimentos de melancolia, tristeza e  despertar lembranças. A não ser que este seja o objetivo do terapeuta, este é um momento de relaxamento que precede as atividades.

Atividade 2 - Desenvolvimento Físico/Motor

Escolher uma música com um ritmo bem marcante. Com os idosos sentados em círculo, propor movimentos que sigam o ritmo da música. Os movimentos devem ser suaves e não muito rápidos para não provocar lesões, porém, combinados e sincronizados. Esta atividade baseia-se na Dança Sênior. Criada em 1974, a dança sênior busca inspiração nas danças folclóricas e de salão de todas as partes do mundo. 
No vídeo abaixo, vemos uma atividade com dança sênior ao som de Cidade Maravilhosa:



Atividade 3 - Jogral de Canções

Escolha uma canção curta e bem conhecida pelo grupo. Divida a música em frases e escreva cada frase em um pedaço de papel/cartolina (é bom que as letras sejam grandes; verifique também se todos são capazes de ler). Primeiro distribua as folhas para cada um na ordem em que estão sentados. Assim, a música obedecerá uma sequência mais fácil. A música é então cantada, cada um na sua vez. Se o resultado for bom ou seja, se todos conseguirem cantar na sequência certa, recolha as folhas e distribua novamente, porém aleatoriamente e cante novamente a música cada um na sua vez, seguindo a sequência da música, mas não na ordem dos idosos. 
Se os idosos não forem capaz de ler, (ou mesmo para os que leem), pode-se fazer a atividade apontando ou tocando no ombro do idoso que irá cantar a sequência (verifique se todos conhecem a letra da música ).

Atividade 4 -  Passando a bola

Com uma bola ou uma bexiga, escolha uma música conhecida gravada em CD. Com os idosos sentados, passe a bola ou bexiga de mão em mão enquanto todos cantam. Dê pausa na música e o idoso que ficou com a bola deve continuar a música. Continuar até a música acabar.

É isso amigos. Lembrem-se que são apenas sugestões e podem ser alteradas e adaptadas conforme o grupo e objetivos do musicoterapeuta.

Veja outras atividades em  Atividade Musicais com Idosos.


Referências:

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Cuidando do Cuidador: Guia Prático para cuidadores informais. São Paulo, 2011.

YOKOYAMA Cláudia E., CARVALHO, Renata S., VIZZOTTO, Marília M. Qualidade de vida na velhice segundo a percepção de idosos frequentadores de um centro de referência. inFormação ano 10, nº 10, jan./dez. 2006.

12 comentários:

  1. ola
    Sou Lúcia e sou animadora sociocultural gostei muito destas ideias para fazer com os idosos. Gostava de saber mais mais actividades deste genero para fazer com os meus idosos. Deixo o meu mail lucia_6_12@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Meu nome é Cris,sou atriz e arte - educadora,estou trabalhando com idosos,levando á musicalidade para eles
    adorei seu blog
    Poderia me enviar mais dicas?? para acamados e cadeirantes...
    abraço
    Obrigada,

    Crisclezar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi. Nunca trabalhei musicalmente com idoso. Sou da música e não sei dar aulas. Arrumei um emprego para dar aulas de educação musical para a terceira idade. Entrei nesse blog, ví as atividade e achei uma maravilha. Hoje será meu primeiro dia de aula com a turma, vou levar uma dessas atividade. Parabéns pelo blog. Peço encarecidamente que coloque mais dessas propostas. Arrazou! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muitos destas atividades ,sou psicóloga ,estou iniciando um trabalho com grupos de idosos,pode colocar mais sugestões de atividades. OBRIGADA!
    cristianeduarte37@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá sou a Deborah e estou a estagiar com idosos no âmbito do curso de Animação Sociocultural e gostarias de saber mais atividades a fazer com este grupo-alvo nesta modalidade, deixo assim o meu email para me poder contactar:

    dmcg_bep@hotmail.com

    Agradeço a sua disponibilidade e atenção!!

    Os meus cumprimentos.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, sou animadora sociocultural e gostei muito das suas atividades, se tiver mais atividades deste género agradecia muito que me mandasse. Obrigada
    O meu email é catarina_r17@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  7. adorei!!!!!
    começarei a trabalhar com coral da terceira idade e amei as atividades!!
    tb gostaria de mais dicas...
    meu e-mail é: grazioak@gmasil.com
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Se tiver mais idéias vamos trocando também. MEu email tiagolevita@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Achei maravilhosas as sugestões de atividades para idosos vou fazer com o meu grupo de idosos daqui do CRAS

    ResponderExcluir
  10. Achei maravilhosas as sugestões de atividades para idosos vou fazer com o meu grupo de idosos daqui do CRAS

    ResponderExcluir
  11. Eu trabalho com idosos e adoro esse blog, pois através dele já realizei várias trabalho.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...