segunda-feira, 5 de março de 2012

Vamos Publicar?



A postagem de hoje faz um chamado aos musicoterapeutas brasileiros para escrever!

Duas revistas com conteúdo específico da musicoterapia estão com chamadas para submissões abertas: A Revista do NEPIM - Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, que receberá até o dia 30 de abril de 2012, artigos para o volume 03, com lançamento em julho de 2012; e a nossa já conhecida   Revista Brasileira de Musicoterapia em seu décimo segundo volume, com prazo para o envio de trabalhos até15 de abril de 2012.

Nossa profissão está ganhando espaço e reconhecimento, e isso se deve ao trabalho sério dos vários profissionais musicoterapeutas que batalham, não apenas no trabalho clínico, atendendo seus clientes/pacientes com qualidade, mas também produzindo material bibliográfico fundamente nossa prática.

Por que publicar?


Alguns motivos para publicar um artigo:

  • Disseminar nosso trabalho
  • Provocar a discussão do nosso trabalho com os pares;
  • Progredir na carreira acadêmica/profissional;
  • Produzir material que fundamente nossa prática;
  • Publish or Perish! ( Publique ou Pereça!)
Além disso, quando escrevemos um artigo, somos levados a ler e pesquisar, aprofundando-nos mais no assunto escolhido, e isso com certeza nos torna profissionais melhores.

Lembramos que a Revista Brasileira de Musicoterapia neste início de ano, foi avaliada pelo sistema WEBQUALIS- CAPES e incluída na lista da área de Artes-Música com classificação B4, ou seja, esta é a primeira revista de Musicoterapia qualizada no país, o que representa muito para a qualidade das pesquisas na área.

O que isto significa?

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES  (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que confere uma classificação qualitativa a cada um dos periódicos. Quanto mais bem avaliado um determinado periódico, o artigo nele publicado tende a ser mais bem recepcionado pela comunidade acadêmica. 
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Então, vamos publicar?

  • Revista do NEPIM - Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia 
Acesse aqui as normas de submissão e demais informações.


  • 12ª Revista Brasileira de Musicoterapia 
Acesse aqui as normas de submissão e demais informações.




Bom trabalho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...