A construção de instrumentos musicais é um recurso bastante utilizado pela educação musical, especialmente na musicalização infantil. Ao estimular a pesquisa, a imaginação, o planejamento, a organização e a criatividade; a construção também pode ser uma ferramenta interessante para a musicoterapia, sendo um ótimo meio para desenvolver nos participantes de qualquer idade, a capacidade de elaborar projetos.
Construção de Instrumentos em Musicoterapia
Embora o uso de instrumentos construídos à partir de sucata e outros materiais não ser aceito por todos os musicoterapeutas, encontramos na literatura autores que defendem a confecção de instrumentos durante o processo terapêutico.
Para Benenzon (1988), os instrumentos criados são aqueles fabricados ou improvisados pelos pacientes ou pelo musicoterapeuta. Esses instrumentos são fabricados com quanto e qual material se encontre na vida cotidiana do paciente.
Para o autor um instrumento musical será de interesse para a Musicoterapia se tiver as seguintes características:
- Simples manejo;
- Fácil deslocamento;
- Grande potencia sonora;
- Que tenda à expansão e não à introversão;
- Que suas possibilidades sonoras sejam de estruturas rítmicas, melódicas, inteligíveis e claras;
- Que a sua simples presença seja suficiente estímulo como objeto intermediário.
A variedade de instrumentos que podem ser construídos são diversas e dependem de alguns critérios básicos:
- Grau de dificuldade na construção - estar atento às limitações do paciente/cliente;
- Recursos materiais acessíveis;
- Disponibilidade de tempo.
Entre os instrumentos mais simples está o chocalho. A facilidade na confecção e acesso a variados materiais - latinhas, potes, tubos de papel, grãos diversos, pedrinhas, tampinhas, entre outros; além da variedade de timbres resultantes dos materiais diversos utilizados, faz com que seja um dos instrumentos mais acessíveis.
Chocalhos de Latinhas |
Nos vídeos abaixo, veja como construir instrumentos mais elaborados:
Flauta de Pã
Flauta em Si em em Dó
Tamborim
Flauta de Êmbolo
Metalofone
Quando utilizada em musicoterapia, é importante ressaltar que a construção de instrumentos musicais deve fazer parte do processo terapêutico, e não substituem a aquisição de instrumentos de qualidade no setting musicoterapêutico.
Referências:
FLORENCIO, Roberta S. B, MAGALHÃES, Natália Elisa. Dos Rolinhos aos Chocalhos: Como a Sucata se Transforma em um Importante Instrumento Terapêutico.
TANGARIFE, Ana Sheila, PETERSEN, Elizabeth, MOUTA, Dayse, Dr.JERMANN, Paulo Eugênio.
FLORENCIO, Roberta S. B, MAGALHÃES, Natália Elisa. Dos Rolinhos aos Chocalhos: Como a Sucata se Transforma em um Importante Instrumento Terapêutico.
TANGARIFE, Ana Sheila, PETERSEN, Elizabeth, MOUTA, Dayse, Dr.JERMANN, Paulo Eugênio.
MUY BUENO EL MATERIAL PARA CONSTRUIR LOS INSTRUMENTOS!!
ResponderExcluirSeja sempre bem vindo José!
ResponderExcluirAbçs, Flávia
Olá, desde já deixo os meus parabéns pelo seu blogue que está muito interessante e bem feito.Deixo aqui uma sugestão de um site que também possui boas ideias: http://www.degeneradores.com/vertedero/
ResponderExcluirAlguns são mais dificeis de fazer mas tem alguns muito simples e que funcionam muito bem como o pet som e o xilofone de parafusos...
Olá Lauanda
ResponderExcluirObrigada, seja sempre bem vinda..obrigada também pela dica, já visitei o site que vc mencionou e realmente tem bastante material interessante..
Abraços, Flávia