segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jogos-Teste Musicais



Dando continuidade a série de jogos musicais, apresentamos  hoje os Jogos-Teste Musicais, baseados no livro 100 Jogos Musicais - Coleção Práticas Pedagógicas.

Pertencente ao grupo de desenvolvimento das aptidões pessoais, os Jogos-Teste Musicais oferecem inúmeras possibilidades, e devido a  sua característica competitiva, são bastante apreciados pelos adolescentes.

Este grupo de jogos podem ser utilizados com o objetivo de chamar a atenção do grupo para um determinado assunto e ainda servir de introdução para projetos educativos ou processos terapêuticos.

Em geral, os jogos teste podem se distinguir em três modalidades:

  • Jogos baseados na escuta: inclui reconhecimento de fragmentos de músicas ou de sons diversos;
  • Jogos-Teste de provas: distribui-se instruções bem definidas aos participantes;
  • Jogos questionário: forma mais simples dos jogos. Consiste na apresentação e questões aos participantes.
A realização de alguns jogos requer a preparação de materiais como Cds com gravações diversas, sejam de trechos musicais selecionados ou sons diversos.

Atividades

1. Jogos-teste baseados na escuta - Grave diversos trechos de canções conhecidas . Você pode gravar a música inteira e colocar apenas trechos para audição.
Algumas perguntas poderão ser feitas a partir das audições:

  • Que música é esta?
  • Quem está cantando?
  • Qual instrumento está sendo executado?
  • Qual o nome do grupo?
E assim por diante. O critério utilizado para  a seleção das músicas e as perguntas deverão ser de acordo com o público e objetivos. Para garantir a motivação do grupo, o jogo deverá ter regras pré estabelecidas como ordem e tempo para as respostas e pontuação.  

Variação: Apresente sons diversos para discriminação. As respostas poderão ser escritas. Ao final somam-se os acertos.

2. Jogo-Teste por Provas - As provas podem ser individuais ou  subdividindo o grupo em 3 ou 4 participantes. As provas podem ser previamente fixadas e depois executadas individualmente ou por um membro do grupo. As provas poderão estar escritas em cartões ou pedaços de papel.

Sugestões de provas:
1. Bater com as mãos o ritmo de uma canção conhecida;
2. Imitar um maestro;
3. Imitar um animal ou um instrumento;
4. Dizer quantos e quais sons foram ouvidos num espaço de tempo pré estabelecido (40 segundos). Use o cd com sons.
5. Dar rapidamente o nome de 5 canções conhecidas;
6. Vocalizar um som pelo máximo de tempo possível.

E quantas provas mais puder pensar. A maneira de aplicação das provas fica a critério do mediador.

A partir destes exemplos, extraídos do livro 100 Jogos Musicais, o professor ou terapeuta poderá elaborar muitos outros. Apesar de parecerem simples, esta categoria de jogos poderá se mostrar importante para o trabalho de motivação do grupo. Cabe lembrar que a escolha e elaboração dos jogos deverá ser baseada em objetivos claros e fundamentados e não como um simples "passatempo".

Baixe aqui Cd com sons diversos.

Bom trabalho!




Um comentário:

  1. Olá Flávia,
    Achei bem curioso este instrumento que as cças estão tocando, parece uma pele de tambor com arco colorido! Qual o nome deste instrumento? Os tubos coloridos, boomwhackers, eu conheço, agora esta pele não! Gostaria de saber o nome e onde adquiro os mesmos! Obrigada
    panabeiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...