Sendo a musicoterapia uma profissão relativamente nova, gera muitas vezes, confusões e afirmações equivocadas com respeito a prática e seriedade da profissão devido o desconhecimento da sociedade em geral. Assim, creio que é função dos profissionais disseminar a importância e seriedade da musicoterapia brasileira, através de uma prática competente e qualificada. Nesta postagem, assim como nas próximas, abordarei as competências do profissional musicoterapeuta, fundamentando-se na bibliografia mundial da musicoterapia e na minha própria experiência e observações.
O musicoterapeuta segundo Bruscia
Kenneth Bruscia, no capítulo 7 do livro Definindo Musicoterapia (2000), discorre especialmente sobre a figura do terapeuta. O autor descreve as competências necessárias de um musicoterapeuta iniciante, ou seja, as qualificações básicas para que um musicoterapeuta possa iniciar sua carreira profissional.
São três as áreas principais que o profissional iniciante deve dominar:
Fundamentos da música: para que possa desempenhar a função adequadamente, o terapeuta deve possuir sólidos conhecimentos e habilidades musicais.
Fundamentos da clínica: Compreensão das diversas excepcionalidades, suas causas e sintomas, compreensão de como se dá o desenvolvimento normal e patológico, dinâmica de grupos relação terapêutica.
Musicoterapia: Diversas competências que vão desde conhecimento sobre os fundamentos e princípios da musicoterapia até a ética profissional (BRUSCIA, 2000).
Kenneth Bruscia, no capítulo 7 do livro Definindo Musicoterapia (2000), discorre especialmente sobre a figura do terapeuta. O autor descreve as competências necessárias de um musicoterapeuta iniciante, ou seja, as qualificações básicas para que um musicoterapeuta possa iniciar sua carreira profissional.
São três as áreas principais que o profissional iniciante deve dominar:
Fundamentos da música: para que possa desempenhar a função adequadamente, o terapeuta deve possuir sólidos conhecimentos e habilidades musicais.
Fundamentos da clínica: Compreensão das diversas excepcionalidades, suas causas e sintomas, compreensão de como se dá o desenvolvimento normal e patológico, dinâmica de grupos relação terapêutica.
Musicoterapia: Diversas competências que vão desde conhecimento sobre os fundamentos e princípios da musicoterapia até a ética profissional (BRUSCIA, 2000).
Em postagens futuras, iremos desenvolver alguns temas:
- As áreas de conhecimento do musicoterapeuta;
- A formação acadêmica;
- Competências segundo o DACUM;
- O Musicoterapeuta e a produção bibliográfica brasileira.
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O musicoterapeuta ideal deve: Possuir uma graduação em musicoterapia; Possuir pelo menos um curso de especialização Lato Sensu em musicoterapia; Possuir experiência em educação musical; Possuir algum conhecimento musical; Possuir um excelente conhecimento musical. Você pode escolher mais de uma opção. Vote!
O musicoterapeuta ideal deve: Possuir uma graduação em musicoterapia; Possuir pelo menos um curso de especialização Lato Sensu em musicoterapia; Possuir experiência em educação musical; Possuir algum conhecimento musical; Possuir um excelente conhecimento musical. Você pode escolher mais de uma opção. Vote!
Referências:
BRUSCIA, K. Definindo Musicoterapia. São Paulo: Enelivros, 2000.
Segundo Bruscia o musicoterapeuta deve ter fundamentos ou sólidos conhecimentos e habilidades musicais? Não entendi...
ResponderExcluirRodrigo
ResponderExcluirVou abordar e aprofundar esse ponto em uma próxima postagem, aguarde!
Flávia