domingo, 11 de novembro de 2012

Atividades Musicais - Idosos Dependentes




O comprometimento funcional representa um dos principais aspectos a serem avaliados no planejamento da assistência ao idoso. O idoso que passa a depender de terceiros, isto é, de um cuidador, tem a realização de atividades diárias comprometidas, limitando sua independência. Nestes casos, é aconselhável estimulá-lo a executar outras tarefas que seja capaz. Em situações de dependência total, essas tarefas ficam sob a responsabilidade do cuidador e de seus familiares.

A autonomia é a capacidade de tomar decisão e sua execução, enquanto independência relaciona-se com conformação física, mental e social para realizar as atividades diárias. A independência pode ser parcial ou total e possui relação inversamente proporcional com a incapacidade, comprometimento e deficiência.
A incapacidade representa a restrição ou perda, transitória ou definitiva, da habilidade para realizar ao menos as atividades de vida diária. O comprometimento significa qualquer distúrbio físico, fisiológico ou psicológico.

Música na Promoção da Saúde

Além dos cuidados com higiene, medicação e alimentação, entre outros, (que são administrados por profissionais ou cuidadores preparados para tal), o idoso dependente necessita de outras medidas que lhe confiram melhor qualidade de vida.

Para cuidar bem de alguém é necessário minimizar o estresse do dia-a-dia e investir em conhecimento, lazer, além do autocuidado. Devem ser definidas prioridades como o equilíbrio entre trabalho e descanso e investimento em conhecimentos e experiências, lazer, arte e criatividade.

Neste âmbito, a música pode ser utilizada como uma ferramenta de promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida e auxiliando na manutenção dos aspectos cognitivos do idoso.

A utilização da música com idosos dependentes, mesmo acamados, é bastante possível, já que o som "alcança" o idoso onde quer que se encontre.

Atividades

As atividades variam de acordo com a capacidade cognitiva do idoso. Assim, idosos cadeirantes ou acamados, mas que tenham as funções cognitivas preservadas, podem realizar muitas atividades. Abaixo veremos alguns exemplos de atividades que se utilizam de sons.

1. Bingo de sons. Idosos adoram bingo! (claro que nem todos) Trabalhe então com um bingo de sons. Esta atividade poderá ser realizada com mais de um idoso. Em uma instituição isso pode ser bem legal já que se pode jogar com idosos acamados no quarto. Distribua as cartelas e toque o cd com sons diversos. Será necessário, se possível, colocar o idoso em uma posição elevada, ou seja, sentá-lo. Normalmente a cama pode ser ajustada.  Baixe aqui Cd com diversos sons e imprima as cartelas abaixo (clique na imagem). A marcação poderá ser feita com tampinhas de refrigerante (minhas preferidas). Uma boa opção quando a marcação com tampinhas (ou outro meio) não é possível devido a posição do idoso, é plastificar as cartelas e marcar com canetinha esferográfica. Depois é só apagar. Caso necessário, ajude o idoso a fazer a marcação. Procure sempre deixar o idoso realizar a tarefa de forma mais independente possível e ajude quando julgar necessário. 







2. Sons e objetos do meio. Uma variação da atividade anterior. Esta atividade poderá ser realizada com idosos com perda cognitiva e que necessitam de estímulo. Mais uma vez os sons anteriores poderão ser utilizados. Imprima as cartelas e estimule o reconhecimento de objetos e sons em cada ambiente. Perguntas poderão ser feitas, por  exemplo: Que objetos ficam na cozinha?  Qual meio de transporte anda sobre trilhos?





A partir destas atividades e questões, poderão surgir conteúdos para inúmeras atividades.
Ainda que as atividades sugeridas acima não contenham "música", utilizamos os sons do ambiente (embora seja possível  incluir música. Ex: A partir da questão sobre o trem trabalhar a música "Trem das Onze"). Isso é importante para trabalhar a percepção auditiva dos idosos.

Lembrando que as atividades acima contemplam idosos com condições cognitivas e físicas de realizar as atividades propostas. A ideia principal é incluir os idosos cadeirantes ou acamados em atividades prazerosas possíveis.

Em uma próxima postagem, darei mais sugestões do uso da Música em atividades para idosos dependentes, inclusive com limitações físicas e cognitivas.

Bom trabalho!

Referências

CONCEIÇÃO, Luiz Fabiano Soriano. Saúde do idoso: orientações ao cuidador do idoso acamado. Revista Med Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010; 20(1): 81-91.

6 comentários:

  1. Flávia,

    Quero parabenizá-la pelo blog! Muitas postagens e informações úteis e interessantes! Estava procurando artigos sobre MT e idosos e tive a agradável surpresa de encontrar seu blog. As atividades propostas aqui são bem interessantes, vou aplicá-las nos meus grupos!

    P.S.: Estagiamos juntas no CIAI por pouco tempo, não sei se se lembra.

    Bjs, já incluí meu emal para receber as atualizações do blog!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina!
    Obrigada! Fico feliz em saber que as informações do blog estão sendo úteis! Não tenho tido muito tempo para atualizações mais frequentes, mas sempre que posso procuro postar alguma coisa que possa contribuir com o trabalho dos musicoterapeutas.
    Me lembro de vc sim! (eu acho..vc é amiga da Irina e se formou na FMU?) Abraços, Flávia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns muito suas publicações

    ResponderExcluir
  4. Olá Flavia!

    Gostei muito dos conteúdos de seu blog, que vem de encontro aos assuntos de meu interesse. Sempre passarei por aqui, para ver as novidades!

    Parabéns
    Até mais
    Clebis

    ResponderExcluir
  5. Estou trabalhando com idosos com várias limitações e suas dicas são riquíssimas, me ajudou muito no meu planejamento. Trabalho no Cras de minha cidade e atendo um grupo do asilo de minha cidade, com o grupo do SCFV, está sendo um desafio muito grande, mais estamos evoluindo, obrigada pelas dicas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo blog e pelas atividades partilhadas para ajudar cada vez mais uma populacao envelhecida...continua a zelar por eles com atividades dinamicas como esta e partilhe mais...parabens

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...