Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jogos Musicais - Jogos de Comunicação





A intenção dos jogos de comunicação é "ensinar" os membros de um grupo a reagir reciprocamente num quadro pouco estruturado. Eles aprenderão a pôr -se em contato uns com os outros, numa situação em que o resultado não está pré concebido.

Assim, neste tipo de jogo, o que interessa não é o jogo em si, mas as numerosas interações em que um grupo é confrontado antes de poder colocar-se de acordo com a iniciativa do outro.



Características:

  • Trata-se principalmente de jogos de movimento apresentando uma estrutura pouco rígida;
  • A música atua com um apoio que permite o prosseguimento do jogo, não sendo portanto, o elemento principal;
  • São baseados na comunicação e nas capacidades de reação frente aos outros. Assim, não conta o resultado e nem o fato de haver ou não um vencedor.

Os Jogos

1 - Espelho animado - Os membros do grupo ficam posicionados em pares, frente a frente com cerca de um metro de distância. Cada par escolhe quem comandará o jogo, e ao som de uma música de andamento inicialmente moderado, o membro escolhido realiza movimentos livres de acordo com o andamento da música. Ao mesmo tempo, seu par deve realizar os mesmos movimentos, como num espelho. Ao terminar a música, invertem-se as funções.

2 -  Completemos a canção - Com o grupo sentado em círculo, um membro é escolhido para iniciar e canta  a primeira frase de uma canção. Uma outra pessoa canta a segunda frase, uma outra a terceira a assim por diante, até terminar a canção ou até que um membro não consiga completar a canção. As canções escolhidas devem ser conhecidas por todos os membros do grupo. Este jogo permite inúmeras variações: exemplos - se a música é muito fácil pode-se acelerar o andamento; - a escolha dos participantes que realizam a sequencia das canções podem ser aleatórias utilizando uma bola jogada pelo último jogador; muitas outras.

3 - Que direção tomar? - Este jogo é realizado com apenas três participantes. Dois jogadores posicionam-se a uma distância de 8 a 10 metros, enquanto o terceiro jogador, de olhos vendados e sem conhecer a identidade dos outros dois, se coloca entre eles. O objetivo do jogo é atrair o jogador de olhos vendados para si pela emissão de sons vocais. Cada vez que o jogador vendado escuta um som que, por uma razão ou outra, o atraia, anda em direção ao jogador que emitiu o som. Se ao contrário, o som o repelir, se afasta. Ao ouvir um som que lhe seja indiferente, fica imóvel. Ganha o jogador que conseguir atrair o jogador para perto de si. 
Observação: Após o jogo, deverá seguir-se uma discussão sobre a atividade, abordando a atração e repulsa aos sons, se o jogador vendado reconheceu os participantes e se isso o influenciou a direção dos seus movimentos.
Variação: Pode-se usar instrumentos musicais no lugar de sons vocais.

É isso aí amigos. Lembrando que esta série de jogos é baseada no livro 100 Jogos Musicais - Coleção Práticas Pedagógicas. 

Você pode acessar aqui os outros jogos e atividades já postados no blog. 

Bom trabalho!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates