segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Encontro Paulista de Musicoterapia 2011




Domingo, dia 27 de novembro ocorreu o Encontro Paulista de Musicoterapia de São Paulo com o tema: Encontrando a Musicoterapia de São Paulo.
Foi um evento que apresentou propostas diferentes das normalmente tratadas em encontros do gênero. Diferentes, mas não menos importantes. O tema central  foi a presença da musicoterapia no setor público. Embora tenhamos comemorado neste ano o ingresso do musicoterapeuta como profissional atuante no SUAS, sabemos que será preciso conquistar o espaço, já que na prática, a musicoterapia ainda não se faz presente nos setores atendidos pela assistência social, portanto, compreender o funcionamento do setor público é imprescindível para a classe.

No encontro, esta temática foi abordada por profissionais atuantes, os quais passaram informações importantes a respeito do funcionamento da rede pública, bastante pertinente aos musicoterapeutas presentes.

Os palestrantes

A primeira palestrante, a professora Sandra Gomes, é fonoaudióloga, especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ex-Coordenadora-Geral dos Direitos do Idoso da Secretaria dos Direitos Humanos, da Presidência da República; consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e membro da Câmara Técnica da Saúde da Pessoa Idosa.
Com o tema Musicoterapia, um exercício pleno de cidadania, Sandra falou, entre outras coisas, sobre a importância dos musicoterapeutas se apresentarem muito bem fundamentados, não só no que diz respeito às suas práticas clínicas, mas dotados de conhecimento político.

Sandra Gomes

A palestra seguinte foi apresentada pela musicoterapeuta Ana Carolina R. C. Domingos - Musicoterapeuta graduada, pós-graduada em Reabilitação Gerontológica, pós-graduada em Psicoterapia Corporal.
A  Carol relatou a sua experiência na gestão de uma instituição de atendimento público - O CCA (Centro para Crianças e Adolescentes Jova Rural 2), na qual é gerente. Apesar do CCA ainda não contar com o atendimento de um musicoterapeuta, o "olhar"  musicoterapêutico da Ana Carolina contribui para uma gestão humanizada e sensível às problemáticas.

Mt Ana Carolina

Na sequencia, o musicoterapeuta Paulo Ricardo Bitencourt apresentou a palestra Musicoterapia – “Das clínicas à vida” – uma experiência em construção. Paulo é Musicoterapeuta, Educador pelo Centro de Referência do Idoso da ZN ( CRI-ZN), Especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos, UNIFESP, Especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais, USP -EACH e Mestrando em Mudança Social e Participação Política, USP -EACH. Entre os temas abordados, Paulo falou do seu trabalho em uma instituição de referência - O CRI-ZN.
O C.R.I. - Centro de Referencia do Idoso da Zona Norte - é uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Associação Congregação de Santa Catarina.


Mt Paulo Ricardo Bitencourt 

Com o tema Políticas Públicas Sociais, o psicólogo e especialista em Psicologia Social e em gestão de Politicas Públicas Sociais,  Nivaldo Bernardo Máximo passou informações atualizadas sobre as políticas sociais na cidade de São Paulo. Nivaldo possui experiência profissional em gestão de equipamentos sociais atuando por 25 anos em diversas áreas: crianças, adolescentes e idosos.  Atualmente é Supervisor Regional de Assistência Social da região administrativa do Jaçanã/Tremembé. 

Nivaldo Máximo

As últimas palestras do encontro foram dos musicoterapeutas Lilian Engelmann  - graduada em Musicoterapia pela Faculdade Marcelo Tupinambá (1992) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora de musicoterapia da Faculdade Paulista de Artes e da pós-graduação em musicoterapia da Faculdade Olga Metting) - e Roger Carrer - Músico, graduado em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes - SP (2007). Técnico de áudio pelo CDA-Faculdade Souza Lima (2003). Pesquisador na área de Musicoterapia Vibroacústica e Música Ansiolítica com diversas condições clínicas e não clínicas.

A professora Lilian mencionou os eventos ocorridos em 2011: Congresso Internacional de Musicoterapia, Seoul, Korea e o XI ENPEMT – Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia. Também abordou os 5 Perfis do Mt Brasileiro e as expectativas para o próximo, como a Reatech 2012. Já o Mt Roger levantou algumas questões como Pesquisa em musicoterapia e a forma como os musicoterapeutas elaboram seus currículos Lattes.

Mt. Roger Carrer



Profa. Lilian e eu


Fontes:

Hotsite da apemesp: http://www.forum-apemesp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...