segunda-feira, 16 de maio de 2011

Profissão: Músico




Estamos vivendo a revolução dos computadores, da internet e dos meios de comunicação em massa. O acesso a informação nunca esteve tão abundante e fácil.

Há não muitos anos atrás, quando queríamos conhecer melhor um artista, tínhamos que comprar o disco, ou pedir para um amigo gravar para nós (em fitas cassetes). Hoje, basta realizar uma busca na internet para encontrarmos o disco e fazer o download, não só do disco que queremos, mas até da discografia inteira.

Se por um lado todas essas facilidades nos oferecem maior acesso aos artistas,  para os profissionais envolvidos representa uma crise a ser resolvida.

Mas afinal, as crises são sempre negativas?

Se analisada em sua origem, (do grego krisis), crise significa um momento de decisão que pode tornar a vida de uma pessoas muito melhor. Em outras palavras, enquanto alguns vêem problemas, outros enxergam possibilidades.

Para os músicos profissionais, a "crise" que envolve o mercado musical exigem mudanças significativas na maneira de conduzir a carreira, sobrevivendo assim o músico que melhor se adaptar as mudanças impostas.

É neste cenário que o documentário Profissão: Músico foi produzido. Selecionado para o festival de Verão RS de cinema de 2010, o filme foi produzido pelo projeto CCOMA e pelo cineasta colombiano Daniel Vargas entre outubro de 2009 e dezembro de 2010.
Projeto CCOMA: Roberto Scopel e Swami Sagara

Com imagens realizadas no Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia, o documentário conta com depoimentos de músicos de rua da França e Inglaterra, Djs como Anderson Noise e Ravin, músicos como Edgar Scandurra, Fernando Catatau, Naná Vasconcelos e Pedra Branca.

"Agora, não basta só tocar. A profissão de músico mudou muito nos últimos anos. A internet trouxe o artista para perto do público e vice-versa, não importando mais se este músico vive em Londres ou no interior das montanhas do Sul do Brasil".



Assista o filme: 



Para saber mais mais sobre o Projeto CCOMA e o documentário acesse:


2 comentários:

  1. Muito legal. Bom esse assunto rende sempre um bom debate. Eu sou grato a internet, afinal senão fosse ela não teria conhecido 5% do que eu conheço. E graças a ela me tornei fã de vários músicos e vejo que a possibilidade de digamos "recompensa-lo" e indo a um show por exemplo. O músico ganha muitos fãs através da internet por isso, pq na internet vc tem possibilidade de baixar um CD, curtir e virar um fã (comprar Cds, ir a shows, etc.) Ou então baixar e deletar. Acho que isso sem a internet era bem mais dificil.

    E nesse meio há projetos legais como a TRAMA, que disponibiliza os cds dos musicos gratuitamente, o usuario vai, faz um cadastro e baixa. Cada download é revertido em $$$ para o músico. É uma saida muito interessante na minha opinião e isso tem ajudado muitas bandas novas e também musicos já consgrados, basta ver o catálogo da TRAMA, que a cada dia cresce mais.

    Sobre o filme postado, vou ver assim que possivel o video.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Caro Daniel

    Acredito que as mudanças que ocorreram com a ascensão da internet devem ser encaradas de maneira positiva, e os músicos devem sim se adaptar e aproveitar esse meio importante de divulgação. Eu também conheço muito mais artistas hoje do que conhecia há alguns anos, e isso com certeza se deve muito a internet.
    Quando puder, assista sim o filme! Eu gostei.

    Abraços, Flávia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...