segunda-feira, 14 de março de 2011

Musicoterapia e Idosos Institucionalizados




Vivemos atualmente uma realidade almejada pela grande maioria das pessoas:  vida longa.

 A conquista da longevidade é reflexo dos avanços da medicina, da melhoria da qualidade de vida e queda das taxas de mortalidade e fecundidade. Assim, as estatísticas prevêem em um futuro próximo, uma relativa diminuição da população jovem e aumento da longevidade, contribuindo para um crescente aumento da população idosa.

Porém, com o ritmo acelerado de tal fenômeno, a sociedade ainda não encontra-se satisfatoriamente preparada.
A começar pelo núcleo familiar. O estatuto do idoso visa a  "priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência (Lei 10.741, 10/2003).

 Portanto, segundo o estatuto, o idoso deve ser atendido por sua própria família, e a institucionalização evitada na medida do possível. Muitas vezes, porém, as famílias não dispõem de condições suficientes para disponibilizar uma atenção efetiva e satisfatória, ou o histórico familiar não proporcionou a criação de laços afetivos fortes que justifiquem ao indivíduo assumir o cuidado de seu parente idoso, ou ainda, o núcleo familiar é inexistente.

O asilamento do idoso, embora cada vez mais frequente, ainda é visto com muitas ressalvas. Imagina-se um lugar deprimente, onde pessoas são abandonadas e esquecidas. Apesar dessa ser uma infeliz realidade em muitas instituições pelo Brasil, esse estereótipo não deve ser generalizado e tomado como realidade. As boas instituições (e claro, que podem contar com recursos adequados) contam com equipes preparadas e ambientes adaptados.

A musicoterapia na instituição

Vemos abaixo, um texto retirado do site do Grupo Vida Brasil, uma instituição civil sem fins lucrativos que tem como missão “promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania do idoso, valorizando o envelhecimento e a qualidade de vida”. Fundado em 1997, o Grupo Vida presta serviços gratuitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Localizada em Barueri, SP, a entidade tem atuação nacional.

Música e alegria para os idosos no atendimento de Musicoterapia


Atendimento de musicoterapia realizado pela musicoterapeuta Flávia Nogueira


"Os idosos moradores da unidade Residência do Grupo Vida – Brasil agora também participam de atividades de Musicoterapia.

Desenvolvido por uma musicoterapeuta, o novo projeto oferece atendimentos em grupo e em duplas, utilizando instrumentos como pandeiro, afoxé, chocalhos, violão, cítara, bongô, cuíca e kalimba, e músicas e canções sugeridas pelos próprios idosos. O atendimento visa favorecer a exteriorização das potencialidades, proporcionar a expressão de emoções e promover o desenvolvimento da criatividade, ampliando perspectivas de vida através do fortalecimento da autoestima e das conexões cerebrais. Por meio da música, são estimulados os sentidos (audição e tato) e a linguagem, além de evocar memórias e histórias dos participantes.

O grupo de Musicoterapia está tão interessado que já ensaia apresentações para animar os eventos e festas da Residência."


A instituição não precisa ser um local de tristeza e melancolia. Os  idosos do Grupo Vida provam que morar em uma instituição pode ser uma experiência muito rica,  de trocas, amizades, aprendizados e projetos para o futuro. A instituição não é o fim, mas uma  porta que se abre com novas oportunidades.

8 comentários:

  1. Muito legal! Parabéns belo seu belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Edison

    O trabalho com idosos é muito gratificante, aprendo bastante com eles!

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. OLA!!! DESEJO TIRAR E PEDIR OPNIOES...VIA EMAIL
    aline.neres@gmail.com se puder entrar em contato serei grata.
    tenho muitas duvidas...e desejo trabalhar com idosos e aplicar a musica, com momemtos de oraçoes..etc em instituiçoes.

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando dos servicos de uma profissional em musicoterapia para idosos em Sao Paulo. Voce teria alguma pessoa para indicar?
    No aguardo,karen

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos, várias mensagens que recebo são pedidos de dicas e ajuda para o trabalho com música na terceira idade. O tempo que tenho livre é para atualizar o blog, e ultimamente até isso está um pouco difícil, então peço paciência e compreensão. Logo estarei escrevendo postagens com mais dicas de atividades. Mas não deixem de escrever, assim fico sabendo qual o interesse e necessidade dos leitores!

    Karen
    Me passe o seu contato para meu email: flasbn@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Thanks for a marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you can be a
    great author. I will make sure to bookmark your blog and may
    come back very soon. I want to encourage you continue your great posts, have
    a nice afternoon!
    Here is my site : buy emails

    ResponderExcluir
  7. When some one searches for his necessary thing,
    so he/she needs to be available that in detail, so that thing
    is maintained over here.
    Also visit my web-site - email lists

    ResponderExcluir
  8. Flávia, obrigada por sua ajuda. Trabalho com Oficinas da Memória para grupos de idosos em Amparo-SP. Em três desses grupos tenho idosos com comprometimentos muitas vezes decorrentes de AVC. Gostei muito da atividade Bingo Sonoro e vou começar a trabalhá-la em meus grupos. Muito legal o cd com os sons. Parabéns pelo seu trabalho e por sua generosidade em dividir com pessoas como eu que vivem em busca de atividades diferentes e lúdicas para um público tão carente de tudo o que se possa pensar. Que Deus te ilumine, abençoe e proteja sempre.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...